top of page
  • ruipersreposwhira

Download ubuntu desktop



Como baixar e instalar o Ubuntu Desktop




O Ubuntu é um sistema operacional gratuito e de código aberto baseado na distribuição Linux e no sistema operacional Debian semelhante ao Unix. É um dos sistemas operacionais mais populares para computação de desktop, pois oferece uma interface amigável, uma ampla gama de aplicativos e um alto nível de segurança e estabilidade.


Neste artigo, você aprenderá como baixar e instalar o desktop Ubuntu em seu computador. Você também aprenderá algumas das vantagens e desvantagens de usar o Ubuntu, bem como algumas das alternativas que você pode escolher.




download ubuntu desktop




Requisitos de sistema




Antes de baixar e instalar o desktop Ubuntu, você precisa se certificar de que seu computador atende aos requisitos mínimos e recomendados do sistema. Aqui estão os requisitos de sistema para o desktop Ubuntu 20.04 LTS, que é a versão de suporte de longo prazo mais recente:



  • Requerimentos mínimos:



  • Processador dual-core de 2 GHz ou melhor



  • 4 GB de memória do sistema (RAM)



  • 25 GB de espaço no disco rígido



  • VGA com resolução de tela de 1024x768



  • Uma unidade de CD/DVD ou uma porta USB para a mídia do instalador



  • Acesso à Internet (opcional, mas útil)



  • Requisitos recomendados:



  • Processador dual-core de 4 GHz ou melhor



  • 8 GB de memória do sistema (RAM)



  • 50 GB de espaço no disco rígido



  • VGA com resolução de tela de 1920x1080



  • Uma unidade de CD/DVD ou uma porta USB para a mídia do instalador



  • Acesso à Internet (opcional, mas útil)



Observe que esses requisitos são para o ambiente de área de trabalho GNOME padrão. Se você escolher um ambiente de área de trabalho diferente, como KDE Plasma ou Xfce, poderá precisar de mais ou menos recursos, dependendo de seus recursos.


Baixando a área de trabalho do Ubuntu




Para baixar a área de trabalho do Ubuntu, você precisa visitar o site oficial em . Lá, você verá a opção de baixar a versão mais recente do desktop Ubuntu, que é 20.04.3 LTS em junho de 2023.LTS significa suporte de longo prazo, o que significa que esta versão receberá atualizações e patches de segurança por cinco anos até abril de 2025.


Você também pode optar por baixar uma versão mais antiga do desktop Ubuntu, como 18.04 LTS ou 16.04 LTS, se tiver um computador mais antigo ou preferir uma versão mais estável e testada. No entanto, lembre-se de que as versões mais antigas podem não ter os recursos mais recentes e podem ter menos suporte da comunidade e dos desenvolvedores.


Outra opção é baixar uma edição diferente do desktop Ubuntu, como Ubuntu Server, Ubuntu Cloud ou Ubuntu para IoT. Essas edições são projetadas para fins específicos e possuem diferentes recursos e requisitos. Por exemplo, o Ubuntu Server é otimizado para executar servidores e aplicativos da web, enquanto o Ubuntu Cloud é adaptado para computação em nuvem e virtualização.


Para baixar a edição que se adapta às suas necessidades, você pode clicar no link "Downloads alternativos" na parte inferior da página. Lá, você verá uma lista de diferentes edições e versões da área de trabalho do Ubuntu que você pode escolher.


Depois de decidir qual edição e versão do desktop Ubuntu você deseja baixar, você pode clicar no botão "Download" e salvar o arquivo ISO em seu computador. Um arquivo ISO é um arquivo de imagem que contém todos os dados e arquivos necessários para criar uma mídia inicializável, como um CD/DVD ou uma unidade flash USB.


Criando uma unidade USB inicializável




Depois de baixar o arquivo ISO da área de trabalho do Ubuntu, você precisa criar uma unidade USB inicializável que possa ser usada para instalar o Ubuntu no seu computador. Uma unidade USB inicializável é um dispositivo de armazenamento removível que contém um sistema operacional que pode ser executado sem instalá-lo no disco rígido. Dessa forma, você pode testar o Ubuntu antes de instalá-lo ou usá-lo como um sistema operacional portátil.


Para criar uma unidade USB inicializável, você precisa de duas coisas: uma unidade flash USB com pelo menos 4 GB de espaço de armazenamento e uma ferramenta que possa gravar o arquivo ISO na unidade flash USB.A ferramenta que você usa depende se você está criando a unidade USB inicializável no Ubuntu ou no Windows.


No Ubuntu




Se você estiver criando a unidade USB inicializável no Ubuntu, poderá usar a ferramenta integrada chamada Criar disco de inicialização. Para usar esta ferramenta, siga estas etapas:



  • Insira sua unidade flash USB em seu computador e verifique se ela está formatada como FAT32.



  • Abra o Dash (o ícone no canto superior esquerdo da tela) e procure por Startup Disk Creator.



  • Inicie o aplicativo Startup Disk Creator e selecione seu arquivo ISO como a imagem de disco de origem.



  • Selecione sua unidade flash USB como o dispositivo de destino e certifique-se de apagar todos os dados existentes nela.



  • Clique em Criar disco de inicialização e aguarde a conclusão do processo.



  • Ejete sua unidade flash USB e remova-a do computador.



No Windows




Se você estiver criando a unidade USB inicializável no Windows, poderá usar uma ferramenta gratuita chamada Rufus. Para usar esta ferramenta, siga estas etapas:



  • Baixar Rufus de e execute-o em seu computador.



  • Insira sua unidade flash USB em seu computador e verifique se ela está formatada como FAT32.



  • Selecione sua unidade flash USB como dispositivo e escolha MBR como esquema de partição.



  • Selecione a imagem ISO como seleção de inicialização e clique em SELECIONAR para procurar seu arquivo ISO.



  • Clique em INICIAR e aguarde a conclusão do processo.



  • Ejete sua unidade flash USB e remova-a do computador.



Inicializando a partir de uma unidade flash USB




Agora que você criou sua unidade USB inicializável, você está pronto para inicializá-la e instalar a área de trabalho do Ubuntu em seu computador. Para fazer isso, siga estas etapas:



  • Insira sua unidade flash USB em seu computador e reinicie-o.



  • Pressione a tecla apropriada para entrar nas configurações de BIOS ou UEFI do seu computador. Essa tecla pode variar dependendo do modelo do seu computador, mas geralmente é uma destas: F2, F10, F12, ESC ou DEL.



  • Navegue até o menu de inicialização e altere a ordem de inicialização para que sua unidade flash USB seja a primeira opção.



  • Salve as alterações e saia das configurações do BIOS ou UEFI.



  • Seu computador agora deve inicializar a partir de sua unidade flash USB e exibir um menu com duas opções: Experimentar o Ubuntu e Instalar o Ubuntu.



  • Selecione Try Ubuntu se quiser testar o Ubuntu sem instalá-lo em seu disco rígido. Isso carregará um sistema Ubuntu ao vivo que você pode usar como um sistema operacional normal, mas com algumas limitações. Por exemplo, quaisquer alterações feitas não serão salvas depois que você desligar o sistema.



  • Selecione Instalar Ubuntu se quiser instalar o Ubuntu em seu disco rígido. Isso iniciará o instalador do Ubuntu que o guiará pelo processo de instalação.



Instalando a área de trabalho do Ubuntu




Depois de iniciar o instalador do Ubuntu, você precisará seguir uma série de etapas para concluir a instalação do desktop Ubuntu em seu computador. Aqui estão os passos que você precisará seguir:


Configuração de instalação




O primeiro passo é escolher o idioma que deseja usar para a instalação e para o sistema operacional. Você pode selecionar seu idioma preferido em uma lista de opções ou usar a caixa de pesquisa para encontrá-lo.


A próxima etapa é escolher o layout do teclado que corresponda ao seu teclado. Você pode selecionar o layout do teclado em uma lista de opções ou usar o recurso de detecção de layout de teclado para detectá-lo automaticamente. Você também pode testar seu teclado digitando em uma caixa de texto.


A etapa final é escolher as configurações de rede que deseja usar para a instalação e para o sistema operacional. Você pode se conectar a uma rede com ou sem fio selecionando-a em uma lista de redes disponíveis ou inserindo os detalhes da rede manualmente. Você também pode pular esta etapa e configurar a rede posteriormente.


Tipo de instalação




O próximo passo é escolher o tipo de instalação que deseja realizar. Você tem duas opções: instalação normal ou instalação mínima.


Uma instalação normal instalará o conjunto padrão de software e aplicativos recomendados para a maioria dos usuários, como um navegador da Web, um pacote de escritório, um reprodutor de mídia, etc.


Uma instalação mínima instalará apenas o software e os aplicativos essenciais necessários para um sistema básico, como um navegador da Web, um gerenciador de arquivos etc. Esta opção é adequada para usuários que desejam economizar espaço em disco ou personalizar seu sistema posteriormente.


Você também pode optar por instalar software de terceiros para gráficos e hardware Wi-Fi, bem como formatos de mídia adicionais. Esta opção é recomendada para usuários que desejam ter melhor compatibilidade e desempenho com seu hardware e arquivos de mídia.


Você também pode escolher se deseja baixar atualizações durante a instalação do Ubuntu. Esta opção é recomendada para usuários que desejam ter os últimos patches de segurança e correções de bugs para seus sistemas.


Particionamento de disco




O próximo passo é escolher como particionar seu disco rígido para instalar o Ubuntu. Particionar é o processo de dividir seu disco rígido em seções menores que podem ser usadas para diferentes finalidades, como armazenamento de dados, instalação de sistemas operacionais, etc.


Você tem duas opções: apagar o disco ou outra coisa.


Apagar disco apagará todos os dados do seu disco rígido e instalará o Ubuntu nele. Esta opção é adequada para usuários que desejam ter uma instalação limpa e simples do Ubuntu sem nenhum outro sistema operacional ou dados em seu disco rígido.


Outra coisa permitirá que você crie ou modifique partições manualmente usando uma ferramenta gráfica. Esta opção é adequada para usuários que desejam ter mais controle sobre seu esquema de particionamento ou que desejam instalar o Ubuntu junto com outros sistemas operacionais ou dados em seu disco rígido.


Você também pode escolher se deseja usar criptografia ou LVM para suas partições. A criptografia protegerá seus dados contra acesso não autorizado, exigindo uma senha para desbloqueá-los. O LVM permitirá que você redimensione e gerencie suas partições mais facilmente usando volumes lógicos em vez de partições físicas.


Selecione o fuso horário




O próximo passo é selecionar seu fuso horário com base em sua localização.Você pode selecionar seu fuso horário em um mapa ou em uma lista de opções. Você também pode usar o recurso de detecção automática de fuso horário que usará sua conexão de rede para determinar sua localização e fuso horário.


Criar detalhes de login




O próximo passo é criar seus detalhes de login para o seu sistema. Você precisa inserir seu nome, o nome do seu computador, seu nome de usuário e sua senha. Você também pode escolher se deseja fazer login automaticamente ou exigir uma senha toda vez que iniciar o sistema.


Conclua a instalação




A etapa final é aguardar a conclusão da instalação. Isso pode levar algum tempo, dependendo das especificações do sistema e da velocidade da rede. Você verá uma barra de progresso e alguns slides que mostrarão alguns dos recursos e benefícios do uso do desktop Ubuntu.


Quando a instalação estiver concluída, você precisará reiniciar o computador e remover a unidade flash USB. Você poderá inicializar seu novo sistema de desktop Ubuntu e se divertir!


Vantagens e Desvantagens e Desvantagens do Ubuntu Desktop




Ubuntu desktop é um ótimo sistema operacional para computação de desktop, mas não é perfeito. Como qualquer outro sistema operacional, tem suas vantagens e desvantagens que você deve considerar antes de usá-lo. Aqui estão alguns dos prós e contras do desktop Ubuntu:


Vantagens





  • Gratuito e de código aberto: A área de trabalho do Ubuntu é gratuita para baixar, usar e compartilhar. Você não precisa pagar nenhuma taxa de licença ou assinatura para usá-lo. Você também tem acesso ao código-fonte do Ubuntu e seus aplicativos, o que significa que você pode modificá-los ou contribuir para o seu desenvolvimento.



  • Seguro e estável: A área de trabalho do Ubuntu é baseada no Linux, que é um sistema operacional seguro e estável, resistente a vírus, malware e travamentos. O Ubuntu também lança atualizações regulares e patches de segurança para manter seu sistema atualizado e protegido.



  • Fácil de usar e personalizável: A área de trabalho do Ubuntu possui uma interface amigável que é fácil de usar e navegar.Você também pode personalizar seu ambiente de área de trabalho alterando os temas, ícones, papéis de parede, fontes, etc. Você também pode instalar diferentes ambientes de área de trabalho, como KDE Plasma ou Xfce, se preferir uma aparência diferente.



  • Ampla gama de aplicações: A área de trabalho do Ubuntu vem com uma ampla gama de aplicativos que cobrem a maioria das suas necessidades, como um navegador da web, uma suíte de escritório, um reprodutor de mídia, etc. Você também pode instalar mais aplicativos do Ubuntu Software Center, que possui milhares de aplicativos gratuitos e pagos para diversos fins. Você também pode usar pacotes Snap ou pacotes Flatpak para instalar aplicativos que não estão disponíveis no Centro de Software.



  • Comunidade grande e solidária: A área de trabalho do Ubuntu tem uma comunidade grande e solidária de usuários e desenvolvedores que estão dispostos a ajudá-lo com qualquer problema ou dúvida que você possa ter. Você pode encontrar ajuda no site oficial, fóruns, blogs, wikis, mídias sociais, etc. Você também pode ingressar na comunidade e participar de eventos, projetos ou discussões.



Desvantagens





  • Pacotes desatualizados: O desktop Ubuntu lança uma nova versão a cada seis meses, o que significa que alguns dos pacotes e aplicativos podem não ser as versões mais recentes disponíveis. Isso pode afetar o desempenho ou a compatibilidade de algum software ou hardware. Você pode usar uma distribuição de lançamento contínuo, como Arch Linux ou Manjaro Linux, se quiser ter os pacotes e aplicativos mais recentes.



  • Drivers não livres: A área de trabalho do Ubuntu usa drivers gratuitos e de código aberto para a maioria dos dispositivos de hardware, o que significa que alguns deles podem não funcionar corretamente ou não funcionar. Isso pode afetar a funcionalidade ou o desempenho de alguns dispositivos, como placas gráficas, placas sem fio, impressoras, etc. Você pode usar drivers de terceiros ou proprietários, se estiverem disponíveis para o seu dispositivo.



  • Problemas de compatibilidade: O desktop Ubuntu é compatível com a maioria dos dispositivos de software e hardware disponíveis no mercado, mas não com todos.Alguns deles podem exigir etapas adicionais ou ajustes para fazê-los funcionar no Ubuntu. Isso pode afetar a usabilidade ou conveniência de alguns dispositivos de software ou hardware. Você pode usar Windows ou Mac OS se eles forem mais compatíveis com seu software ou dispositivos de hardware.



Alternativas ao Ubuntu Desktop




Se você não está satisfeito com a área de trabalho do Ubuntu ou quer tentar algo diferente, você tem muitas alternativas para escolher. Aqui estão algumas das alternativas que você pode considerar:


Outros Sabores do Ubuntu




Se você gosta do Ubuntu, mas deseja um ambiente de área de trabalho diferente, pode experimentar um dos outros sabores do Ubuntu que usam ambientes de área de trabalho diferentes. Aqui estão alguns dos mais populares:



  • Kubuntu: O Kubuntu usa o KDE Plasma como seu ambiente de área de trabalho, que é um ambiente de área de trabalho poderoso e personalizável que oferece muitos recursos e opções.



  • Xubuntu: O Xubuntu usa o Xfce como seu ambiente de desktop, que é um ambiente de desktop leve e rápido, adequado para computadores mais antigos ou de baixo custo.



  • Lubuntu: Lubuntu usa LXQt como seu ambiente de desktop, que é outro ambiente de desktop leve e rápido que é ainda mais adequado para computadores mais antigos ou de baixo custo.



  • Ubuntu MATE: O Ubuntu MATE usa o MATE como seu ambiente de desktop, que é um fork do GNOME 2 que preserva a aparência clássica do GNOME 2.



  • Periquito Ubuntu: O Ubuntu Budgie usa o Budgie como seu ambiente de desktop, que é um ambiente de desktop moderno e elegante que se integra bem aos aplicativos GNOME.



Outras distribuições do Linux




Se você quiser experimentar uma distribuição Linux diferente que não seja baseada no Ubuntu, você pode tentar uma das muitas outras distribuições Linux disponíveis. Aqui estão alguns dos mais populares:



  • Debian: Debian é a distribuição pai do Ubuntu e muitas outras distribuições Linux. É uma distro estável e confiável que se concentra em software livre e suporte à comunidade.



  • Fedora: Fedora é uma distro inovadora e de ponta patrocinada pela Red Hat.É uma distro rápida e segura que oferece os softwares e tecnologias mais recentes.



  • ArchLinux: O Arch Linux é uma distro minimalista e flexível que segue o princípio da simplicidade. É uma distro de lançamento contínuo que permite que você crie seu próprio sistema a partir do zero.



  • Manjaro Linux: O Manjaro Linux é uma distro amigável e acessível baseada no Arch Linux. É uma distribuição de lançamento contínuo que oferece uma variedade de ambientes de desktop e software pré-instalado.



  • Mint Linux: Mint Linux é uma distro amigável e elegante baseada no Ubuntu. É uma distro estável e fácil de usar que oferece uma experiência de desktop familiar e confortável.



Conclusão




Neste artigo, você aprendeu como baixar e instalar a área de trabalho do Ubuntu em seu computador. Você também aprendeu algumas das vantagens e desvantagens de usar o Ubuntu, bem como algumas das alternativas que você pode escolher.


O desktop Ubuntu é um ótimo sistema operacional para computação de desktop, pois oferece um sistema gratuito, seguro, fácil de usar, personalizável e versátil que pode atender às suas necessidades e preferências. No entanto, não é a única opção disponível, e você pode encontrar outro sistema operacional que seja mais adequado para você.


Se você quiser saber mais sobre o desktop Ubuntu ou qualquer outro sistema operacional, pode visitar seus sites oficiais, fóruns, blogs, wikis, mídias sociais, etc. Você também pode ingressar em suas comunidades e participar de eventos, projetos ou discussões.


Esperamos que você tenha gostado deste artigo e o tenha achado útil. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Obrigado por ler!


perguntas frequentes




Aqui estão algumas das perguntas frequentes sobre a área de trabalho do Ubuntu:



  • Qual é a diferença entre o desktop Ubuntu e o servidor Ubuntu?



O desktop Ubuntu é projetado para computação de desktop, enquanto o servidor Ubuntu é projetado para executar servidores e aplicativos da web.A área de trabalho do Ubuntu possui uma interface gráfica do usuário (GUI) e vem com um conjunto padrão de software e aplicativos para uso diário. O servidor Ubuntu não possui GUI e vem apenas com o software e aplicativos essenciais para a administração do servidor.


  • Como atualizo a área de trabalho do Ubuntu?



Você pode atualizar a área de trabalho do Ubuntu usando o aplicativo Software Updater ou usando a linha de comando. O aplicativo Software Updater irá notificá-lo quando houver atualizações disponíveis e permitir que você as instale com apenas alguns cliques. A linha de comando exigirá que você insira alguns comandos para verificar se há atualizações e instalá-las. Você pode usar os seguintes comandos para atualizar a área de trabalho do Ubuntu:


sudo apt update sudo apt upgrade sudo apt dist-upgrade


O primeiro comando atualizará a lista de pacotes disponíveis. O segundo comando atualizará os pacotes instalados para suas versões mais recentes. O terceiro comando atualizará a distribuição para a versão mais recente, se houver uma disponível.


  • Como faço para desinstalar a área de trabalho do Ubuntu?



Você pode desinstalar a área de trabalho do Ubuntu excluindo suas partições de seu disco rígido ou instalando outro sistema operacional sobre ele. Para excluir suas partições, você pode usar uma ferramenta de particionamento como GParted ou Disk Management. Para instalar outro sistema operacional sobre ele, você pode usar uma mídia inicializável, como um CD/DVD ou uma unidade flash USB.


  • Como faço para inicializar duas vezes o desktop Ubuntu com o Windows?



Você pode inicializar o desktop Ubuntu com o Windows instalando-os em partições separadas em seu disco rígido ou usando um software de máquina virtual, como VirtualBox ou VMware. Para instalá-los em partições separadas, você pode usar a opção outra coisa na etapa de particionamento de disco do instalador do Ubuntu e criar ou selecionar uma partição para o Ubuntu. Para usar um software de máquina virtual, você pode criar uma máquina virtual para Ubuntu e instalá-la dentro do Windows.


  • Como personalizo a área de trabalho do Ubuntu?



Você pode personalizar a área de trabalho do Ubuntu alterando sua aparência, comportamento, configurações, etc.Você pode usar o aplicativo Configurações ou a ferramenta GNOME Tweaks para alterar sua aparência, como temas, ícones, papéis de parede, fontes, etc. Você também pode usar extensões ou plug-ins para adicionar novos recursos ou funcionalidades ao seu ambiente de área de trabalho. Você pode encontrar extensões ou plug-ins no site GNOME Extensions ou no Ubuntu Software Center. Você também pode instalar diferentes ambientes de área de trabalho, como KDE Plasma ou Xfce, se desejar uma aparência diferente para sua área de trabalho. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page